daniela-bio-art

Nasci em 1969, no Rio de Janeiro. Sempre gostei de animais e tive a sorte de meus avós terem uma casa em Niterói e um sítio em Guapimirim, onde pude conviver com os bichos típicos da roça. No apartamento de meus pais o jogo era duro, e foi só no Natal de 1978 que vovó quebrou as regras e chegou para a ceia com Loen,um Lhasa Apso, embrulhado em fita vermelha. Ganhei meu primeiro cachorro.Como na vida da maioria dos adolescentes, apesar de meu carinho, ele era mais da minha mãe do que meu, e não teria nenhuma influência no meu futuro.Cresci, me formei em Língua e Literatura Francesas e em Língua Inglesa e depois em Direito. Decidida a trabalhar com música clássica me mudei para Londres, onde trabalhei numa agência de artistas e terminei, em 1993, uma pós-graduação em Administração de Artes na City University. De volta ao Rio, abri a Manari Produções Culturais e achei que tinha encontrado minha vocação.

Mas … em 1997 comprei o primeiro cachorro de minha vida adulta, um rottweiler chamado Faramir … e tudo mudou.

Logo chegou Wicca, uma linda menina de nobre linhagem, e com ela o interesse pelo treinamento de meus cães, e pela criação selecionada de sua raça. Nascia o canil Mendara Rottweilers. O interesse aumentou e veio a vontade de fazer de nosso sítio, um verdadeiro paraíso, num lugar legal para os cães dos outros também. Nasceu então, o “Monte Olivete – Spa e Hotel para Cães”, que aos poucos foi crescendo e roubando, não só meu tempo, como o lugar da música em meu coração.

Com o envolvimento com meus hóspedes e filhotes, senti a necessidade de entender o que se passava na cabeça deles. Por que agem como agem? Como viver melhor com eles? Do que realmente precisam para serem felizes? Essas e outras perguntas me levaram a procurar uma especialista em comportamento canino. Era 1999 quando conheci a Claudia Pizzolatto e o trabalho da LordCão Treinamento de Cães, e foi apenas uma questão de meses até que eu me juntasse a elas. Acabei comprando a LordCão em 2009, com o objetivo de expandir nosso trabalho, e o acesso de donos de cães à informações e serviços especializados. Formei novas treinadoras, levando a LordCão a vários estados do Brasil. Durante esse tempo tive a oportunidade de escrever artigos, dar palestras e participar de debates e entrevistas para televisão (Sem Censura, Fantástico, Jornal Hoje, RJTV, entre outros), jornais e revistas. Desde 2005 sou consultora da revista Cães & Cia e em 2011 a LordCão foi convidada a comandar o Blog Vida de Cão, da revista Veja Rio.

Em 2007 comecei a participar da Equipe RioIpo, um grupo de apaixonados por cães de trabalho e competição e com eles preparei Ludwig, meu “bebezão” para se tornar o 1o rottweiler de criação Nacional ser aprovado num ZTP (prova de seleção da ADRK, clube alemão que controla a raça), numa Prova de Trabalho (IPOA) e se tornar campeão de beleza.

Também foi através dessa Equipe que tive o privilégio de traduzir e participar de vários seminários internacionais e assistir aos treinos dos melhores do mundo na Alemanha em 2011, quando fui convidada para ser Chefe de Equipe, da Equipe Brasileira do Campeonato Mundial de IPO da FCI, onde conseguimos o melhor resultado jamais obtido pelo Brasil nesta competição.

Em junho de 2010 fui convidada a integrar a Comissão de Adestramento do Conselho Brasileiro da Raça Rottweiler – CBRR, e em maio de 2011 a ser uma das 3 Conselheiras da recém criada Comissão Nacional de Cães de Utilidade e Competição da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC, que tem como objetivo difundir e fomentar o adestramento por todo o Brasil.

Mas foi em 2013 que o maior de meus sonhos de concretizou. Abrimos a PetChef, uma cozinha especializada em alimentação fresca de alta qualidade para cães (Bio da PetChef – link). Natureba desde sempre, esse era o ponto que faltava em meu sonho de colaborar para o bem estar dos cães e felicidade de seus donos !