Perguntas Frequentes

Uma alimentação natural, com ingredientes frescos e diversificados faz bem para qualquer espécie, desde que seja devidamente balanceada para ela. A comida da PetChef é desenvolvida e balanceada para atingir as necessidades específicas dos cães e dos gatos. Ela não leva conservantes nem aditivos químicos, e usa somente ingredientes de alta qualidade, os mesmos usados para consumo humano. Além de completa, a comida natural é mais palatável e de maior digestibilidade, e por isso é recomendada para cães e gatos qualquer idade e estado de saúde, basta adequar a receita a cada caso.
Na grande maioria dos casos não. Nossa comida já é balanceada e suplementada para suprir todas as necessidades nutricionais do seu cachorro ou gato. Em casos especiais, nosso veterinário nutricionista pode realizar modificações na dieta conforme a necessidade.
Normalmente os cães e gatos que sempre aceitaram bem a ração não têm dificuldade em voltar para ela se for preciso, mesmo após longos períodos comendo alimentação natural. Já os pets que não comiam bem ração antes, provavelmente resistirão mais a voltar para ela.
É só uma questão de nomenclatura. Algumas pessoas consideram “alimentação natural” somente as dietas cruas, tipo BARF, e chamam toda alimentação cozida de “caseira”. Outros, como nós, chamam de “alimentação natural” toda dieta que leve apenas ingredientes frescos, não processados, e de “caseira” as que são feitas pelo próprio dono. Vale lembrar que a dieta caseira deve ser sempre prescrita por um veterinário nutricionista, para que esteja de acordo com as necessidades de cada cão.
Poder pode, mas não é o ideal. Como os tempos de digestão das duas alimentações são muito diferentes, pode haver mais fermentação e formação de gazes, o que é muito desconfortável para os peludos. O ideal é dar ou ração, ou comida. Para quem não quer abandonar totalmente a ração, é melhor fazer uma refeição de cada, ou alternar dias de comida com dias de ração.
Sim. No caso dos cães você pode comprar refeições avulsas ou o nosso Pacote Degustação, disponível nos tamanhos 300 e 700g, assim seu cão experimentará alguns dos nossos sabores. No caso dos felinos, você pode comprar 1 pacotinho avulso ou um pack de 5 ou 10 unidades.
O ideal é sempre insistir um pouco para que o cachorro passe a comer todas as receitas. É normal que ele tenha preferências no início, mas geralmente com o tempo ele entende que a comida muda sempre e passa a comer todas as receitas. Da mesma forma que nós humanos devemos comer uma dieta variada, os nossos cães também precisam de fontes diferentes de nutrientes. Toda a criança faz careta para o brócolis, mas aprendemos que, mesmo não sendo nossa comida preferida, precisamos comê-lo. Mas se todas as tentativas falharem, e seu cachorro realmente não se adaptar a uma das receitas, podemos substituí-la, dobrando a receita da semana anterior.
Gatos formam seu paladar na infância, então alguns têm dificuldade em se acostumar com alimentos novos depois de adultos. Você pode aproveitar quando ele estiver com fome para introduzir a comida nova e tentar induzi-lo a provar, Se ele não se interessar, pode tentar mexer nela um pouco, enfiar uns grãozinhos de ração, molhar mais ... qualquer coisa que aumente a curiosidade e o interesse dele. às vezes demora um pouquinho, mas normalmente eles acabam gostando.
Sim. Como a nossa comida não é desidratada, uma parte do requerimento diário de água do organismo já é suprido pela comida. Essa é inclusive uma das grandes vantagens da AN, pois ela combate a desidratação crônica, muito comum em pets que comem ração seca.
É normal, principalmente nos primeiros dias, observar uma mudança na qualidade das fezes do seu pet. Elas podem ficar mais moles, mudar de cor e até de cheiro. Ao final da primeira semana a flora bacteriana do intestino dele já terá se adaptado e elas já devem ter voltado à consistência normal. No caso dos cães, o cheiro e a cor podem variar dependendo da receita, e às vezes acontece de amolecerem um pouco a cada primeira troca de receita. Mas com o tempo a flora intestinal vai se diversificando e tudo volta ao normal. Além de um intestino mais saudável, essa nova flora promoverá uma melhor absorção de nutrientes e um sistema imunológico mais forte.
Infelizmente não. O ideal realmente seria que a comida nunca precisasse passar pelo congelamento, sabemos que com isso perdemos alguns nutrientes. Mas para produzir uma comida que se mantivesse sem congelamento, seria necessário o uso de conservantes e outros químicos, e por isso optamos por entregar uma comida 100% natural, selada a vácuo e depois congelada. Acreditamos que esta seja a opção mais saudável.
Claro que sim! Lembramos apenas, que o cancelamento, ou qualquer mudança deverá ser avisada com uma semana de antecedência.
As licenças e registros são a sua garantia de que todo o processo de produção, receitas e produto final são feitos seguindo regras e normas rígidas de controle de qualidade e segurança alimentar. A PetChef é registrada no Ministério da Agricultura e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e recebemos fiscalizações regulares. Somos uma das únicas empresas de alimentação natural no Brasil registradas no Ministério da Agricultura e com todas as licenças necessárias.